Blog Bugginho Academy

Buscando um Número de CPF ou CNPJ desconhecido no MySQL

Realizar uma busca por um termo em um banco de dados relacional geralmente é uma tarefa muito fácil, podemos usar os operadores “=”, “<>”, “<“, “>”, “LIKE”, etc… Esses operadores são bastante fáceis de usar e geralmente resolvem os nossos problemas sem maiores dores de cabeça, mas, e se você precisar buscar um termo que você não sabe qual é? Calma eu vou explicar. Imagine que você precisa buscar no banco de dados todos os registros que possuam pelo menos um número de CPF. A princípio isso pode parecer uma tarefa complexa, mas utilizando Expressões Regulares essa tarefa se torna bem simples.

Muitos programadores não sabem mas o MySQL, assim como outros SGBD, suportam o uso de Expressões Regulares, e de uma maneira bem simples.

Veja como é fácil

Explicando a Expressão Regular

[0-9] Indica a seleção de um caractere inteiro de 0 a 9. Como é ele é sucedido de {3}, a Expressão Regular entenderá que deverá buscar 3 caracteres inteiro em sequência, exemplo: 000, 002, 954, 854, etc…

. é um curinga ou seja um caractere especial na Expressão Regular, então foi usado uma barra invertida para que a Expressão Regular leia ele como um caractere de ponto.

também é um caractere espacial e por isso utilizamos a barra invertida para lermos ele como um caractere simples

Com base nessa explicação já podemos deduzir como criar uma Expressão Regular para buscar um CNPJ, não é mesmo?

Esses são exemplos simples da utilização de Expressões Regulares com o MySQL, use a sua criatividade e você verá o quão poderoso é esse artificio. Se quiser saber mais sobre Expressões Regulares, aconselho uma lida no aurelio.net, lá tem uma apostila introdutória show de bola.

Vou ficando por aqui e até a próxima!!!

 

Douglas Albinati

Comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.