Blog Bugginho Academy

Data integration: Saiba por que você deve conhecer essa ferramenta.

Olá, amiguinhos. Este é minha primeira contribuição com o blog, espero que venha surtir efeito no conhecimento de vocês minhas postagens.

Nessa primeira postagem irei abordar um cara não muito conhecido mas também não muito novo, o Data Integration da Pentaho.

O que é isso?

A integração com Data Integration combina dados entre fotes para criar e executar regras de negócios sobre dados, transformar e carregar em outras fontes de dados. A ferramenta é muito bem desenhada e preparada para usuários com conhecimentos avançados e iniciantes escrever regras.

A ferramenta é um bruto ETL para tratamento de dados e hoje irei abordar um exemplo mínimo de uso.

O Problema

Como qualquer desenvolvedor/usuário informado, todos sabemos que o Software de Emissão de Nota Fiscal gratuito foi descontinuado, correto?

Agora surge o problema: Uma grande leva de usuários irão ir atras de softwares comerciais que emitem Nota Fiscal, pois as próximas atualizações o software para de funcionar! eiiita!

Como desenvolver uma ferramenta que conecte na base do Emissor(Apache Derby) extraia as informações, execute regras de dados e carrega em nossa base de dados de nosso ERP comercial? Claro, respeitando uma regra de layout e consistências. Como? Vamos abrir editor de código e escrever isso na mão? Não, claro! Para isso possuímos ferramentas como o Data Integration.

A solução

Agora que sabemos o problema, podemos partir para uma solução: Uma ferramenta que conecte em ambas base de dados, capture as informações, execute nossas rotinas de verificações e exporte para outra base de dados respeitando layouts pré-definidos, o tal do ETL!

Utilizando o Data Integration, conseguimos desenvolver uma rotina de exportação de dados do Emissor gratuito em horas! E o melhor, escalável e totalmente automatizado.

Para isso só precisamos abrir o banco de dados do Emissor, que no caso é tecnologia Derby da Apache, estudar e modelar sua estrutura de dados.

Depois que descobrimos o que contém lá, quais informações contém, quais referências e integridades, podemos a começar a modelar como essas informações poderiam ser transformadas em mapeamento de nossa base de dados.

Este é um exemplo de um mapeamento da tabela PRODUTOS do Emissor Gratuito.

Agora a exportação completa do Emissor leva em torno de 5 minutos e 20 segundos! De uma rede de escritórios grande 😉
Com um mapeamento simples em um clique podemos exportar todas informações do Emissor Gratuito para nosso ERP comercial, sem o cliente ter necessidade de re-cadastrar nenhuma informação pertinente a nota fiscal.

Não vou abordar de “como fazer” mas abordar em “o que é possível”. Em outra postagem posso exemplificar melhor o uso da ferramenta e um case de uso.

Considerações

Conhecer uma ótima ferramenta ETL hoje é obrigação, com ela podemos facilitar muito nossa vida. Se você esta em busca de uma ferramenta para este tipo de intuito, você encontrou a certa.

Para quem não conhecia a ferramenta, comenta o que achou e se já imagina um case de uso. Para quem conhecia, comenta também experiências de uso!

Carlos Eduardo

Apaixonado por programação, seriados, filmes, empreendedorismo e um bom violão. Acredita que todo conhecimento adquirido possa ser dividido.

1 comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.