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Desenvolvimento de Jogos Mobile com HTML5 – Editora NOVATEC

Quando eu era criança eu tinha um “ATARI da CCE”. Perdia hora e hora jogando ENDURO, KEYSTONE, RIVER RAID, PAC MAN, PITFALL e diversos outros jogos. O tempo foi passando e diversos outros games fizeram parte de minha vida, como SUPER MÁRIO, TOP GEAR, STREET FIGHTER, FINAL FIGHT, TOMB RAIDER, RESIDENT EVIL, e uma porrada de outros jogos que se eu ficar falando aqui vai levar o dia todo. A questão é que assim como vocês, eu sempre quis desenvolver um game e quando eu comecei a aprender a programar eu pensei: “Agora vai”, mas infelizmente a coisa não era tão fácil quanto parecia. Cheguei a desenvolver uns jogos simples em Flash com o ActionScript, mas a real é que eu larguei de mão.

Visando facilitar o aprendizado sobre esse assunto, a Novatec Editora lançou recentemente o livro “Desenvolvendo Jogos Mobile com HTML5”, li o livro e posso dizer: Se você sempre sonhou em desenvolver jogos, mas não tinha a mínima ideia de por onde começar, esse livro é um excelente ponto de partida.

O livro é curto (Tem apenas 232 páginas), direto, tem uma linguagem muito simples, uma ótima didática e foca no padrão “passo a passo”, onde o autor vai desenvolvendo os aplicativos enquanto vai mostrando o porquê de cada coisa. É o tipo de livro que você pode ler aos poucos no ônibus a caminho do trabalho ou da faculdade ou nos intervalos.

Como o próprio nome já diz, o foco do livro é desenvolvimento de jogos mobile, mas com as mesmas ferramentas utilizadas e com o conhecimento adquirido, você pode desenvolver jogos para Windows, MacOS e LINUX, além de jogos para navegadores de internet.

Ter noção de HTML e CSS é sempre bom, mas basicamente o pré-requisito mesmo é saber JavaScript, e óbvio, lógica de programação. O autor até tenta fazer uma apresentação rápida da linguagem no início do livro, mas apesar de bacana, não é suficiente, caso você não domine pelo menos o básico de JavaScript, aconselho que estude por outras fontes, uma dica é o livro “JavaScript – Guia do Programador” do Maurício Samy.

No livro você aprenderá a desenvolver 3 jogos:

1. Um jogo no estilo do antigo “Frogger” do ATARI;
2. Um jogo plataforma no estilo Mário;
3. Um jogo de RPG Top/Down;

Em cada um desses jogos vocês aprenderão como utilizar Sprites e Sons, como detectar colisões, como criar telas de loading, como navegar entre as telas do jogo, como movimentar os personagens a partir das interações do usuário, como armazenar a pontuação do usuário, como contabilizar as vidas do personagem, etc…

Nenhum dos jogos é um projeto absurdamente grande ou complexo, mas todos têm os principais recursos que um jogo precisa e com isso você pode expandir o jogo da forma que bem quiser, basta usar a criatividade.

Os jogos utilizam:

  • O framework Phaser, que facilita muito a nossa vida na hora de desenvolver jogos e dispõe de vários métodos prontos para as mais diversas necessidades;
  • O Intel XDK que facilita a instalação de dependências, Build e preview da aplicação.
  • Cordova/Phonegap para gerar o Build de nossa aplicação

Além de aprender a configurar e utilizar o Intel XDK, você também aprenderá a publicar os jogos nas lojas da Apple, Microsoft e Google.

O autor do livro é Luiz Fernando Estevarengo, que é desenvolvedor de softwares desde 2001 e possui vasta experiência, já tendo trabalhado em diversas empresas com desenvolvimento web e mobile.

O livro pode ser encontrado no site da Novatec por R$ 57,00 (Preço em 18/12/2016), mas você consegue 20% de desconto se utilizar o cupom “BUG20” em suas compras.

https://novatec.com.br/livros/jogos-mobile-html5/

Valeu, amiguinhos!!!

Bugginho Developer

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