Blog Bugginho Academy

Entrevista com André Baltieri, fundador da plataforma balta.io, recrutador na empresa ESX e 5X Microsoft MVP

Essa entrevista faz parte de uma série de entrevistas com alguns dos principais nomes da TI no Brasil.

Inicialmente eu quero agradecer por você ter topado essa entrevista e gostaria que você se apresentasse para os amiguinhos da página.

Eu que agradeço, sou fã do Bugginho! Bom, eu sou o André Baltieri, 5x Microsoft MVP, desenvolvedor Web desde 2005 com experiências em projetos aqui no BR e nos EUA, de diferentes tamanhos. Ultimamente tenho focado meus trabalhos em educação, passando todo conteúdo que sei, todas minhas experiências em consultorias pelo Brasil, em formato de cursos no balta.io.

Como surgiu essa paixão pelo desenvolvimento de softwares e como foi seu primeiro contato com a informática?

Eu sempre gostei muito de jogos, desde a época do Atari. Quando descobri que os jogos eram “programados” eu fiquei curioso e queria aprender. Infelizmente, eu cresci no interior do interior, o que dificultou bastante as coisas, pois não haviam cursos de programação, todos os cursos eram de informática, e na época (1996) mal haviam computadores por aqui.

Felizmente em 2002 abriu um curso de Técnico em Informática, que tinha na pauta programação C++ e VB.NET. Fui fazer este curso e lá descobri minha verdadeira paixão, desenvolvimento Web, na qual atuo até hoje!

Você tem conhecimento em diversas tecnologias, mas visivelmente a sua plataforma preferida é a .NET. Porque você optou por focar mais nessa tecnologia?

Eu comecei com PHP, mas na cidade onde nasci não havia mercado. A única vaga que achei era para trabalhar com ASP clássico, então eu topei. Logo na empresa mudaram para .NET e eu fui na onda. Inclusive, meu primeiro artigo técnico foi em PHP (http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1703/classe-php-para-conexao-com-o-mysql.aspx).

De modo geral, eu gosto muito de .NET, mas sou desenvolvedor, acho essencial saber a base, os fundamentos para poder trocar de linguagens com facilidade.
Eu amo C#, acho a linguagem mais completa que existe, amo ASP.NET Core por que acho tudo muito fácil neles. O Stack Microsoft em geral é sempre simples e objetivo!Gosto muito de JavaScript também, é minha paixão! Amo trabalhar com frontend, com Node!

Como surgiu a ideia de criar a plataforma balta.io? Você hoje vive (financeiramente) apenas dela, ou desenvolve outras atividades?

Eu gosto muito de ensinar, seja programação, música ou qualquer outra atividade que exerço. O balta.io começou quando me pediram para realizar online alguns cursos que eu fazia presencialmente, em 2013. Logo vi que online conseguia levar o conhecimento mais longe. Passado um tempo, começaram me pedir para vender a gravação dos vídeos, então criei um mini portal para atender esta demanda.

Passado um tempo, recebi alguns E-mails de pessoas que queriam estudar, mas não podiam pagar R$ 700,00 por um curso. Então criei o modelo de assinaturas, por um valor simbólico de R$ 59,90 mensais, sem contrato, sem multa por cancelamento, sem utilizar o limite do cartão.

A premissa do balta.io sempre será a qualidade dos cursos e alinhamento com o mercado. Basicamente eu coleto o que o mercado precisa e transformo isto em cursos.

Atualmente o balta.io é uma empresa mesmo, com 3 funcionários, faturando certinho. A minha parte no balta.io é apenas a criação dos cursos e direcionamento na visão da empresa. Tenho outras pessoas cuidando dos alunos, marketing e financeiro, que são áreas que não domino.

Paralelo a este trabalho, hoje atuo na parte de recrutamento e carreira na ESX (esx.com.br), onde cuido das contratações técnicas e direcionamento do pessoal dentro da empresa.
Desta forma eu fecho um ciclo, onde capto as necessidades das pessoas e empresas do mercado, e capacito eles através do balta.io. Fica bom para mim e excelente para os alunos, que sempre estudam o que o mercado pede.

Você considera C# uma linguagem fácil para iniciantes, ou você aconselha que tenham primeiro um contato com alguma linguagem procedural e só então comecem a estudar C#?

Embora eu ache que tem outras linguagens mais simples, o C# é ótimo para iniciantes sim. Aliás uma das coisas que mais “engana” é a Orientação à Objetos. Muita gente “acha” que sabe OOP mas no fundo não sabe, e ela é a base de muita coisa. Então eu não estudaria apenas C#, mas sim OOP com C#, para ter uma base sólida já.

As pessoas focam muito em Linguagens de programação e Frameworks e acabam esquecendo que o mais importante é toda a teoria envolvida. Quais conhecimentos você considera indispensável para quem quer trabalhar com desenvolvimento de softwares hoje em dia?

Excelente ponto. Eu recebo feedbacks do tipo: “Toda semana tem um framework novo”, “Não consigo aprender coisas novas” e por aí vai.

Aprender bem o básico é essencial para que você possa evoluir sozinho depois. Quando eu publico um curso de ASP.NET Core com Entity Framework, eu espero que os alunos possam “desplugar”o EF e “plugar” outro ORM sozinhos. Esta habilidade é extremamente importante, e saber se virar, fazer isto sozinho, ajuda muito no mercado de trabalho.

A teoria é outro ponto que muitos descartam. No momento, por exemplo, eu tenho aberto uma ótima vaga para arquiteto(a) de software que não consigo preencher. Não existe um bom arquiteto(a) que não saiba teoria, e na maioria das entrevistas, este ponto que falha.

Quando você está frente-a-frente com o cliente, é você, ele e sua teoria, não há código para explicar, e você precisa saber se desenrolar. Claro que a teoria sem a prática não vale nada, mas ela importa sim.

Para quem está começando hoje, por favor, estudem (Mas estudem de verdade) orientação à objetos, SOLID, Clean Code. Esta é a base de tudo! Esqueça DDD, CQRS e sopa de letrinhas por hora, foque no básico e pergunte-se sempre “Eu sei o básico?”. O falso positivo (Achar que sabe, mas não sabe) é o pior dos cenários.

Com toda essa crise política / econômica que estamos passando, muitas pessoas (até experientes) estão tendo dificuldade para arrumar emprego. Quais dicas você dá para melhorar a empregabilidade, ou para quem quer empreender na área?

Hoje eu tenho várias vagas em aberto, e a ESX tem de tudo. Comida farta, bebida. video games, violão e até uma máquina de Chopp. Por que não preenchemos estas vagas? Ou melhor, por que as vezes captamos do mercado ou treinamos internamente?

Particularmente, gosto de analisar o conhecimento do candidato mas também o comportamento dele na comunidade. Gosto de pessoas que participam de eventos, que lideram grupos. Estas pessoas já me passam uma confiança maior, de que tem uma comunicação melhor, que tem uma maior pró-atividade.
Em adicional, a maior dica aqui é Currículo de desenvolvedor é GitHub! Acho bonito a experiência no LinkedIn, as recomendações, mas sempre que posso eu analiso o código, como a pessoa escreve, como resolve os problemas.

Pra finalizar, nossa área requer capacitação sempre. Você pode ter 10 anos de experiência com Delphi, mas pode ser júnior em .NET. Procure sempre se atualizar!

Com a popularização do PaaS (Azure, AWS, Heroko, etc…) e a modernização dos sistemas, o papel do desenvolvedor mudou muito. O cara que acha que aprender apenas uma linguagem de programação é suficiente, está ficando para trás. Quais expertises você julga necessário nesse novo cenário do desenvolvimento de softwares?

Conhecimento é algo incrível! Se como desenvolvedor, você se sente obrigado a aprender Docker, Nuvem e adendos ao desenvolvimento, talvez você tenha que rever alguns pontos, pois o principal skill na nossa área é aprender coisas novas.

Hoje temos um foco grande em nuvem por exemplo, você pode notar que a maioria dos cursos do balta.io usa Azure como infraestrutura, por que é o que o mercado pede.

Mas Azure não é código balta! Concordo, mas faz parte do nosso trabalho conhecer, saber como utilizar. Assim como faz parte do nosso trabalho saber de banco de dados, docker, redes e vários outros pontos.

Só tome cuidado, pois eu disse “saber” e não “ser especialista”. Então não perca tanto tempo nestas áreas adjacentes, mas não deixe de aprendê-las.

Você pode conhecer um pouco mais e acompanhar o trabalho de André Baltieri nos links abaixo:

http://andrebaltieri.com/
https://github.com/andrebaltieri
https://br.linkedin.com/in/andre-baltieri-59246a26

Espero que tenham gostado tanto quanto eu e até a próxima, amiguinhos!!!

Bugginho Developer

Comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.