Blog Bugginho Academy

Migrando do Codeigniter para o Laravel 5.3 (Parte Final)

Para finalizar o artigo, vamos concluir a criação do nosso CRUD. No último post nós tínhamos concluído a inserção de dados em nosso banco de dados e validação dos dados digitados pelo usuários no formulário. Vamos agora ver como editar os dados e como excluir.

Precisamos criar 3 novas rotas. Uma para carregar o formulário de edição, uma para editar os dados e uma para remover o registro do banco de dados. Abra o arquivo "routes/web.php" e insira as seguintes linhas:

Diferente do Codeigniter, onde você precisava informar o id tanto no seguimento da rota quando na referenciação do controller, no Laravel você só precisa passar o id no seguimento da rota 🙂

Pronto, precisamos agora criar os nossos métodos “edit”, “update” e “delete” em nosso controller:

Edit

Update

Delete

Precisamos agora criar a nossa View "client_edit.blade.php", como o código dela ficou um pouco grande, coloquei o mesmo no Gist

https://gist.github.com/PHPauloReis/36351db5041d3b031a83508851c55834

Importante: Note que o select não tem valor padrão, para resolver esse problema, podemos utilizar o Javascript. Abra o seu "template.blade.php", e insira o seguinte código no final do arquivo:

Viu como é bem mais simples que no Codeigniter? E se você reparar ainda reaproveitamos o nosso ClientRequest no método Update 🙂

Considerações finais

Se você navegar no menu de nossa aplicação, verá que a página de listagem de clientes removidos ainda não funciona. Que tal conclui-la?

Isso foi só um pincelada sobre o Laravel. Tanto o Codeigniter quando o Laravel são bem maiores que isso, porem com esse conhecimento já dá para dar os primeiros passos com o Framework. Sua lição de casa agora será dar uma lida na documentação e tentar criar novos CRUDs para ir se acostumando.

Espero que tenham gostado. Em breve voltarei com mais dicas não só de Laravel.

Até a próxima ????

Paulo Reis

2 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • En codeigniter existía la posibilidad de usar activeRecord o usar directamente el metodo
    $this->db->query(‘select * from usuarios where usuario_estado “borrado”‘);

    ¿Cómo podría crearse un modelo en laravel sin tener que usar Eloquent para esto?

    osea, para clarificar la pregunta, ¿cómo puedo tener modelos en laravel que usen solo query builder?

    • Olá Pablo, tudo bem? Laravel traz como padrão o Eloquent, porém você não é obrigado a usa-lo. Você pode instalar um outro pacote, como por exemplo o Doctrine.

      Mas, respondendo a sua pergunta…

      Sempre que você criar um model pela linha de comando (ou seja, usando o artisan), ele automaticamente criar uma class que extend de Model.

      Você pode remover o comando extends ou criar um arquivo manualmente. Ele ficaria mais ou menos assim

      https://pastebin.com/cHAkssCN

      Espero tê-lo ajudado 😉

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.